INSTRUMENTOS DE MADEIRA

Madeiras

Essa classificação talvez traga um pouco de confusão no início, porque, quando falamos em instrumentos de madeira, nos vem a mente que ele é feito de madeira. Mas ao conhecermos os instrumentos, percebemos que muitos instrumentos de madeira não são feitos de madeira e sim de metal. O que ocorre, é que no início da história desses instrumentos de madeira, todos eram feitos realmente de madeira, como é o caso da Flauta doce, a Flauta Transversa, a Clarineta, o Oboé e o Fagote. Mas com a evolução e o aprimoramento desses instrumentos, esses deram origem a outros instrumentos que seguem uma mesma forma de execução, isto é, com orifícios e com chaves. Desses instrumentos antigos, surgiram outros semelhantes na execução, como é o caso da família do Saxofone, todos construídos de metal, mas fazem parte dos instrumentos de madeira. Também a Flauta Transversa, ou Transversal, que no início da sua história era feito de madeira, mas que sofreu mudanças na sua construção, sendo hoje feita de metal. Mas uma peça que une todos esses instrumentos de madeira, é a sua palheta, uma lâmina geralmente feita de madeira, ou de algum espécie de bambu, que é afinada para que se torne flexível, para que ao soprar sobre essa lâmina, ela vibre e produza o som desejado.

Existem dois tipos de palhetas: Palheta simples e Palheta dupla. Vamos às definições.

Palheta simples: Utiliza apenas uma palheta, ou seja, uma lâmina de bambu, a qual é fixada sobre uma boquilha, e quando sobre ela é soprada, provoca a vibração da palheta contra a boquilha, e essa vibração produz o som. Os instrumentos que usam essa palheta simples são:
-Da família da Clarineta: a Clarineta (em Sib e La), a Requinta, e o Clarone, ou Clarineta Baixo.



Desenhos de Clarineta Soprano(Bb), Alto(Eb) e Clarineta Baixo(Bb)

- Da família do Saxofone: Os principais são: Sax Soprano, Sax Alto, Sax Tenor, Sax Barítono e Sax Baixo.

Palheta dupla: Utiliza duas palhetas, ou lâminas finas de bambu, fixadas sobre um tubo e este no instrumento, de maneira que a ponta das palhetas se toquem, e que ao soprar sobre elas, estas venham vibrar entre si, provocando o som.

Os instrumentos que usam essas palhetas, são chamados de instrumentos de palheta dupla. Os instrumentos são: Oboé, Corne Inglês, Fagote e Contrafagote.

 Modelos de Oboé, Corne Inglês e Fagote.


E ainda temos os instrumentos em que o sopro é direto num orifício ou numa aresta. Vemos aqui também um divisão: embocadura aberta, sopro sobre um orifício, e embocadura fechada, sopro sobre uma aresta, igual do apito.

* Instrumentos de embocadura aberta, sopro sobre um orifício:

- Da Família da Flauta Transversa: o Flautim, ou Pícolo, a Flauta Transversa, e os menos comuns, a Flauta Contralto, e a Flauta Baixo. Todos esses são executados transversalmente.

Modelos de Pícolo, Flauta e Flauta Contralto

* Instrumentos de embocadura fechada, com uma aresta, como um apito

- Da família da Flauta Doce: Flauta Soprano, Flauta Contralto, Flauta Tenor e Flauta Baixo.

- Ainda fazem parte desse grupo, a Flauta de Pan, o Pífaro, e os tubos dos grandes Órgãos, chamados de Órgão de Tubos, embora esses órgãos se encaixem na classificação dos instrumentos de teclado, que veremos mais adiante.

Na Orquestra:

Numa Orquestra Sinfônica os instrumentos de madeira ocupam um lugar determinado, logo atrás dos instrumentos de cordas. Nem todos, os considerados instrumentos de madeira, fazem parte de uma Orquestra Sinfônica clássica. Por causa do som muito estridente e timbre agressivo, a família do Saxofone normalmente não são usados, salvo algum compositor escreva uma obra que requer o timbre específico do Sax. Mas os instrumentos de madeira que tem seu lugar cativo são: O Pícolo, a Flauta Transversa, o Oboé, o Corne Inglês, a Clarineta, o Clarone, o Fagote e o Contrafagote.