Provérbios 1:8 – “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.”

Um dos comportamentos que temos percebido na geração de hoje, é o de ser “esperto” e tentar levar vantagem em tudo e sobre todos. Mas não é essa a instrução que Deus quer que os pais ensinem a seus filhos. Porque Deus parte do princípio de que os pais são éticos, honestos e moralmente corretos, instruídos na doutrina da Bíblia, e já receberam essa instrução correta da ética e da moral. Essa é a instrução que deve ser repassada aos filhos: a ética, a moralidade e a honestidade.

Mas parece que a maioria dos pais falharam nessa educação e instrução aos filhos. Por isso creio profunda e lamentavelmente que essa grande falha por parte dos pais, tem sido o motivo do aumento da criminalidade no nosso país. Pois a ideia de ser “esperto” e levar vantagem em tudo, começa com pequenas coisas. Um lápis que viu o colega esquecer na classe, ou deixou cair e não viu, e ele vai e pega o lápis. Afinal, diz ele, se justificando, e contando aos pais sua esperteza. “Achado não é roubado”. E o pior, os pais ainda elogiam a “esperteza” do filho. Depois o filho começa a “levar vantagens” com coisas maiores, comprar uma bicicleta, ou celular roubados. E por fim, acaba concordando com os políticos corruptos. “É, ele rouba mas faz”. É esse o motivo dos nossos políticos acharem normais a “cobrança” das propinas em tudo nesse governo.

Olhando por esse prisma, não vemos solução a curto prazo. É preciso que os pais e/ou os filhos recebam um ensino correto do evangelho para começar a mudar sua ética, moral e honestidade. Pois é somente pelo conhecimento de Deus, o único e verdadeiro Deus, é que as pessoas começam a mudar seu comportamento através do conhecimento das doutrinas do Evangelho de Cristo. Divulguemos isso, para que o Brasil se torne um país moralmente ético e honesto para as próximas gerações. Estejamos atentos!